Cirurgia do Aparelho Digestivo

O aparelho digestivo o ou digestório ou ainda sistema digestório é o sistema que, nos humanos, é responsável por obter dos alimentos ingeridos os nutrientes necessários às diferentes funções do organismo e toda a energia necessária para a manutenção da vida. Essa captação de nutrientes e energias é a digestão. É composto por um conjunto de órgãos e anexos que têm por função a realização da digestão. Sua extensão desde a boca até o ânus é de 6 a 9 metros em um ser humano adulto.

É composto pela boca (com língua e dentes), Glândulas Salivares, Faringe, Esôfago, Estômago, Intestino Delgado (dividido em Duodeno, Jejuno e Íleo), Intestino Grosso (formado pelo Ceco – onde está localizado o Apêndice Cecal -, Colons Ascendente, Transverso, Descendente e Sigmóide, Reto e ânus), Fígado, Vesícula biliar, Vias biliares e Pâncreas.

O Cirurgião do Aparelho Digestivo é o médico que opera as estruturas desse Sistema. Vale destacar que as cirurgias do aparelho digestivo abrangem uma variedade de especialidades e subespecialidades, que se diferem conforme o segmento ou o órgão a ser abordado. Isso se deve a complexidade envolvida em cada área e a necessidade de treinamento específico em cada uma das partes do Sistema Digestório.

O acesso cirúrgico da cavidade abdominal é chamado de laparotomia (laparos = cavidade abdominal + tomia = abertura) quando feita por cortes e manuseio por visão direta; ou laparoscopia (laparos = cavidade abdominal + scopia = visão por imagem) quando é feita por pequenas punções e a visualização feita por micro câmera e manuseio com pinças próprias.

A cirurgia do aparelho digestivo por vídeo permite o acesso ao abdômen do indivíduo sem a realização de grandes cortes no abdômen. Além de ter a vantagem estética, a abordagem por laparoscopia causa menos dores, agride menos o organismo o que torna a recuperação mais rápida e tranquila.

Nome

Email

Telefone

Data

Especialidade

Convênios aceitos

Receba novidades no e-mail