Pediatria

A pediatria é a especialidade médica dedicada à assistência à criança e ao adolescente, nos seus diversos aspectos, sejam eles preventivos ou curativos. No Brasil, após formação específica em Residências Médicas (que pode durar de dois a três anos) ou da aprovação em exame de títulos promovida pela SBP, o pediatra surge como o médico mais capacitado e qualificado para entender toda a complexidade e as nuances que envolvem as fases da vida de um indivíduo do nascimento até os 18 anos de idade. Uma consulta de um recém-nascido é diferente da de um pré-escolar e da de um adolescente. Por isso, o pediatra precisa estar a par e conhecer os interesses e habilidades das diferentes faixas etárias. Para tanto, é necessário sensibilidade e dedicação para realizar a comunicação adequada com o paciente e seus familiares.

Cabe ao pediatra responder pelo cuidado dos pacientes não só para tratar as doenças, mas também para preveni-los e orientá-lo na busca de práticas de vida saudável, como alimentação adequada, vacinações, atividade física, leitura e estímulo à autoestima e enfrentamento de dificuldades escolares, sociais e sexuais.

Além dos cuidados com a saúde, os pediatras também têm papel fundamental no suporte ao aleitamento materno, na adesão às campanhas de vacinação, na prevenção de acidentes, na prevenção à obesidade e aos sintomas da violência, bem como na defesa de políticas e ações do governo com foco na população pediátrica.

Toda criança e adolescente deve ter um pediatra que o conheça e o acompanhe nos seus processos de crescimento e desenvolvimento! É importante ouvir o que eles têm a dizer nas consultas, tirar com eles todas as dúvidas sobre o que se relaciona à saúde dos mais jovens e seguir suas recomendações.

Convênios aceitos

Receba novidades no e-mail